quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Sobre nosso Coletivo

O Coletivo de Ação Feminista de Curitiba surgiu do agrupamento de algumas garotas a proporem ações práticas de educação, conscientização e mobilização diante das dificuldades impostas por um mundo Patriarcal, dominado pelas prerrogativas das instituições masculinas.

Garotas que, em comum, têm o anseio de se entenderem enquanto mulheres e suas inquietações e vidas, buscarem respostas do por quê de mundo misógino, homofóbico, racista e devastador, dominado por uma pequena elite de escalados a proprietários do mundo que desde os primórdios, se compõem marjoritariamente por homens, como uma casta privilegiada na história da escalada de dominação.

Como bem coloca a poeta e ativista feminista negra Audre Lorde, "Sem comunidade não há transformação". Entendendo que para transformar as condições que atualmente se colocam é preciso se unir e que as transformações são coletivas, enquanto todos não se libertarem, não podemos ter ilusão de uma transformação individual, viemos também de um anseio de nos organizarmos pra isso.

Nossa estratégia inicial veio sendo, portanto, buscar a auto-determinação e buscar nossas referências, formar nossas identidades feministas para que, nos entendendo nesse processo, possamos atuar com mais segurança de onde queremos chegar.

Neste primeiro mês, realizaremos leituras buscando conhecer nossa história de resistência como mulheres, do movimento feminista, da origem do Patriarcado e opressão da mulher (assim consequentemente, da opressão em geral):


TEXTOS QUE SERÃO LIDOS PARA UM MOMENTO INICIAL

- A Guerra contra as Mulheres, Marilyn French, introdução.

- Feminismo: uma leitura histórica, de Andreé Michel.
- A Caminhada do Movimento Feminista Brasileiro: das sufragistas ao Ano Internacional da Mulher, Ilze Zirbel
- Capítulo II do livro Ideas Feministas Latino-Americanas de Francesca Gargallo


A estratégia dos textos é abrir para quem queira se aproximar e atuar no grupo, e construí-lo coletivamente conosco. Queremos mais participadoras!!

As reuniões destas leituras iniciais terminarão com um momento de DESABAFO, um encontro informal para discutir nossas questões pessoais e sua relação com o sistema Patriarcal.

São restritas, no momento, a mulheres, não porque queremos reproduzir um mundo que exclui, mas entendendo a necessidade que mulheres têm, em especial, de um espaço onde possa elaborar suas próprias demandas e entender a si mesmas, livre das cobranças e ansiedades, dos parâmetros androcêntricos e do olhar fiscalizador desta sociedade. Um espaço onde possam ser ouvidas, se encontrarem umas nas outras, ouvirem suas próprias vozes, elaborarem suas experiências e reconstruirem seus próprios valores onde, até agora, foram obscurescidas por um mundo onde o que prevalece é a história, as éticas, as filosofias e a cultura contadas a partir dos homens.


Os textos podem ser obtidos na pasta 241 do XEROX DA REITORIA - Rua Amintas de Barros, 270, uma quadra antes da Reitoria UFPR.

CONTATO: acaofeminista@gmail.com ou deixe seu comentário no blog.

7 comentários:

  1. Ao grupo Ação Feminista,

    Posso dizer que é uma imensa alegria encontrar um blog com tanta informação feminista!
    Antes de mais nada as parabenizo pela iniciativa de montar um Coletivo Feminista e um blog tb. Sou de Campinas e tb faço parte de um Coletivo Feminista (coletivofeminista.blogspot.com)e é mto gratificante ver outros grupos surgindo!

    Saudações feministas,

    Luciana Ramirez

    ResponderExcluir
  2. Valeu Lu pela visita e apoio! Vamos relacionar o grupo de vocês aqui, estamos a procura de grupos e organizações, coletivos e pequenos agrupamentos de feministas independentes, para que jovens e mulheres estejam se inserindo para atuar localmente. Precisamos atuar em rede e ter muita solidariedade.

    Abraços e fique a vontade.

    ResponderExcluir
  3. Ola
    Acabo de ver que o texto que eu tinha no Yahoo (ja mais antigo) nao esta mais disponivel. Ontem postei no " Scribd" tres capitulso da minha dissertacao de mestrado e eles sao bem completos sobre a historia do movimento feminista brasileiro. Se voces quiserem, posso mandar o material diretamente para voces.
    Saudacoes feministas
    Ilze Zirbel (izirbel@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a todas pelo blog! Achei-o por acaso e gostei muito! Sou estudante de Psicologia e particularmente neste semestre tive muito contato com a questão de gênero e a violência contra a mulher. Sempre gostei dessa temática e acho super pertinente discussões e leituras disponibilizadas para a comunidade. Moro numa cidade do interior de São Paulo e por aqui (como em muitos outros lugares) rola muito preconceito, dos mais diversos tipos. Iniciativas como a de vcs precisam existir para que possamos caminhar em busca de mudanças, já! Uma pena eu morar tão longe e não poder participar desse grupo... mas posso dizer que tento colocar em prática todos os dias meus conhecimentos adquiridos e mostrar que a mulher não é simplesmente um corpo!

    ResponderExcluir
  5. Valeu Debora, mantenha-se em contato, tenho certeza que consegue formar um grupo em sua cidade, conhecendo outras mulheres em contato com essas questões e dispostar a re-Agir. :) é se encontrar e encaminhar. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. "Aquele que botar as mão sobre mim para me governar, é um usurpador, um tirano. Eu o declaro meu inimigo."
    ( Pierre Joseph Proudhon )

    (Obs.Procuramos parcerias para estruturarmos um trabalho sobre Anarcofeminismo na Comunidade acima, se houver alguém aqui com esta vontade, por gentileza, venha nos conhecer , obrigado!)

    ResponderExcluir
  7. Nova Comunidade de Anarquismo e Feminismo!
    ***** Venha Conhecer Nossa Comunidade de Rock Feminino e Anarco-Feminismo*****
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=118339238


    Somos uma Comunidade Feminista/Anarquista e curtimos Rock feito por Mulheres. Defendemos a igualdade dos sexos e lutamos contra a Violência à Mulher – Feminicídio.

    Abs,

    Fox & Fernando
    "Aquele que botar as mão sobre mim para me governar, é um usurpador, um tirano. Eu o declaro meu inimigo."
    ( Pierre Joseph Proudhon )


    ****(Obs.Procuramos parcerias para estruturarmos um trabalho sobre Anarcofeminismo na Comunidade acima, se houver alguém aqui com esta vontade, por gentileza, venha nos conhecer , obrigado!)


    "O covarde nunca tenta, o fracassado nunca termina, o vencedor nunca desiste." Norman Vincent Peale

    ResponderExcluir