quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Dor

Os motivos para a tristeza das mulheres não devem ser depreciados ou refutados, nem materialmente alterados por mudanças paulatinas nas circunstâncias econômicas e sociais. A tristeza da mulher deriva de sua impotência. Esta a torna vulnerável a toda uma série de infortúnios que a pressionam eternamente. Seu dever, ela aprende todos os dias em milhares de fontes, é atrair, isto é, ser julgada atraente por outros cujas reações não pode ditar. Ela confia em que basta ser uma pessoa simpática, uma boa garota, e descobre que isso não basta. Esforça-se com afinco, sai-se bem na escola, ganha fama de inteligente, e só os professores gostam dela. Convence-se de que não é linda, pelos padrões e estereótipos que se vêem em todos os lados. Mesmo que seja linda, não o será por muito tempo. Se tiver algum sucesso em atrair, quando a idade a marcar, está condenada a perder suas vitórias e permanecer provada delas. Hoje, as adolescentes já sentem que seu corpo amadurecendo é matronal demais e esperam rejeição. O fracasso da ligação com um par equivale ao fracasso em tudo. A mulher que nunca se acasalou deve sofrer. Se já, e foi abandonada, fica desolada. A manutenção do elo com um par muito frequentemente exige a obliteração gradual de seu eu individual. "Quero fazê-lo feliz", diz, sem saber que, se ele não é feliz, isso tem menos a ver com ela do que com qualquer dos outros fatores na vida dele. Se tenta tratar os homens como os homens tratam as mulheres, endurece-se e mancha a sua auto-imagem. Se não tem filhos, fica decepcionada; se tem, está sentenciada a longos períodos de isolamento em casa com aquele filho e ser a única responsável por quaisquer problemas que a criança possa enfrentar. Quando o filho cresce, ela não tem o direito de permanecer em contato intimo com ele e precisa sofrer essa perda. Se interrompe uma gravidez, também tem que aguentar o remorso e lutar. Talvez encontre satisfação no trabalho, se tiver muita sorte de ter um que valha a pena. Pobreza, trabalho maçante e solidão são razões válidas para a tristeza; além e abaixo, longe do alcance de todas elas, está o amor não correspondido. Amor do pai, do companheiro, do filho, todos para a vasta maioria das mulheres permanecem não correspondidos. Os entes queridos de uma mulher são o centro de sua vida; ela tem de aceitar ficar distante do centro da vida deles.

(...)

Por trinta anos tentamos dirigir o movimento feminista com base na raiva das mulheres, mas elas nunca se apresentaram em quantidades suficientes para imperlir-nos para a frente. Se pudermos encontrar meios de colher a energia da dor oceânica das mulheres, moveremos montanhas.


Quero ser a garota mais surpreendente
Amo-o tanto que o amor vira apenas ódio
Simulo com tanta realidade que fico além da simulação
Algum dia você vai sofrer como eu sofro
(Hole)


(G. Greer - A mulher inteira)

Um comentário:

  1. belíssimo :)))orgulhosa de vc.

    acho incrível essa frase da Courtney Love, ao mostrar a ambivalência, a agressividade oculta por trás do amor masoquista e sofrido vivido por tantas mulheres.


    A reunião foi lindinha hoje. Agora é preciso chamar a Lu e a Camila pra contribuir no blog. Beijocas.

    ResponderExcluir